O Sol e o Vento

Na antiguidade eram considerados e venerados como deuses.
Hoje voltam a ser a principal fonte de esperança na salvação de uma espécie ávida de energia.
on 15:58

Continuando a análise financeira do investimento num sistema de micro-geração iniciado no artigo anterior, apresento hoje as linhas gerais das condições de crédito praticadas pela generalidade dos bancos para a sua aquisição e instalação.
Salvo diferenças menores todas as instituições bancárias que dispõem de linhas de crédito para este fim apresentam as seguintes condições comuns:
  • Financiam a totalidade do valor do investimento;
  • Aplicam uma taxa bonificada líquida de cerca de 7%;
  • Aceitam prazos até 10 anos;
  • Possibilitam o pagamento com a receita da produção de energia. 
Para além destas cada banco apresenta algumas condições particulares, como por exemplo a Caixa Geral de Depósitos que só cobra o 1º pagamento ao fim de 6 meses, não cobra Comissão de Estudo e reduz 50% na Comissão de Contratação, ou o Montepio Geral que limita o valor do empréstimo a 10.000€.
Pode ver em pormenor todas as condições dos diferentes bancos no Portal Financeiro.

Para saber aproximadamente quanto vai pagar mensalmente pelo seu empréstimo pode, a partir de agora, usar este simples e útil simulador, bastando para tal ter o Excel no seu computador. Na simulação apresentada no quadro ao lado vemos o exemplo para um empréstimo de 20.000€ a 6 anos. Pode usar esta simples folha de Excel para fazer quantas simulações desejar. Basta clicar no quadro para descarregar gratuitamente.

0 comentários: