O Sol e o Vento

Na antiguidade eram considerados e venerados como deuses.
Hoje voltam a ser a principal fonte de esperança na salvação de uma espécie ávida de energia.
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Cortiça, couro, design e engenharia para melhorar a experiência de viagem nos autocarros do futuro


Projecto IBUS torna autocarros mais leves,

mais confortáveis e mais eco-eficientes


3 de Outubro de 2011 – O Consórcio formado pelas empresas Caetano Components, Amorim Cork Composites, da CORTICEIRA AMORIM, Couro Azul, SET e a entidade do SCT – INEGI, com a participação da empresa de design industrial Almadesign e com o acompanhamento da Caetanobus, apresenta o Projecto IBUS, um conceito inovador e mais eco-eficiente de sistemas e soluções para o interior e exterior de autocarros de Turismo.

A mock-up do projecto à escala real, correspondendo a uma secção de um autocarro de turismo com 2,4 metros de comprimento, será apresentada na feira Coach&Bus, em Birmingham, a 5 e 6 de Outubro, bem como, na Bienal 2011 – Conferências Internacionais, em Marinha Grande, nos dias 22 a 30 de Outubro de 2011. O Projecto IBUS já foi testado e a sua performance destaca-se quando comparada com as soluções actualmente existentes.
O projecto resulta em soluções verdadeiramente inovadoras, algumas das quais inspiradas em soluções das áreas aeronáutica e automóvel e entre as quais se destacam:

  • Bancos de passageiros: Raia e Shark – com design de inspiração biomórfica e baixo custo de manutenção. O banco Raia é um banco conceptual, confortável e fino, que preconiza o futuro dos bancos rodoviários em leveza, baixa espessura – maior lotação e/ou conforto e segurança – incluindo sensor de cinto de segurança. O banco Shark é um banco de topo de gama, muito confortável e envolvente, pleno de equipamento e aplicável a todas as carroçarias existentes. Ambos os bancos são revestidos a couro ecológico e anti-alérgico, um material de alta resistência e de fácil limpeza.
  • Sistema de bagageiras: modular de inspiração aeronáutica, extremamente leve, com tampas e compartimentos individuais e com um sistema inovador de encaixe que reduz significativamente os custos de assemblagem/manutenção.
  • Iluminação: Sistema de iluminação integrado nas bagageiras, mimetiza-se com o formato das mesmas. O sistema individual é accionado por um sistema de proximidade que não necessita do toque directo.
  • Tapa-pernas: mais fino, que garante uma maior segurança e melhora ainda a lotação e conforto.
  • Tampas exteriores das bagageiras: em compósito com núcleo de cortiça, aumenta a resistência e reduz até 50% o peso das bagageiras tradicionais, com um impacto significativo no seu manuseamento e no peso total do veículo, com naturais consequências na sua performance.
  • Painéis laterais: de construção modular, em compósito com núcleo de cortiça, diminuem o número de peças e reduzem drasticamente o tempo de montagem, conferem um resultado mais integrado, com melhorias ao nível do isolamento térmico e acústico.
  • Piso: em sanduíche de cortiça, substitui o tradicional e pesado contraplacado por uma solução acessível, mais leve, com melhor isolamento térmico e acústico.

A diminuição substancial do peso total da carroçaria traz benefícios ao nível do consumo, da performance e da estabilidade do veículo, melhorando os seus custos de operação e manutenção.

A Caetanobus, que acompanhou de perto o projecto, constitui um potencial integrador. Com um montante de investimento de cerca de 1M€, o projecto IBUS teve como objectivo o desenvolvimento de um mock up da secção transversal completa de um autocarro para apresentar no mercado nacional e internacional. É financiado pelo FEDER/UE e  pelo QREN, no âmbito do Compete - Programa Operacional Factores de Competitividade, no montante de 485 mil euros.

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