O Sol e o Vento

Na antiguidade eram considerados e venerados como deuses.
Hoje voltam a ser a principal fonte de esperança na salvação de uma espécie ávida de energia.

O Governo definiu como objectivo para 2009 a instalação de 250.000 m2 de painéis solares térmicos em mais de 65.000 habitações usadas. Para atingir este ambicioso objectivo o Ministério da Economia e da Inovação instituiu e estão em vigor dois tipos de apoios à instalação de sistemas solares térmicos: subsídio de instalação e dedução no IRS.
A quem se destinam estas medidas?
Estes apoios destinam-se  exclusivamente a consumidores particulares que pretendam instalar painéis solares térmicos nas suas residências, em particular nas habitações usadas, sejam nacionais ou estrangeiros residentes em Portugal desde que tenham  número de contribuinte.
Qual o valor do subsídio e da dedução no IRS?
O subsídio do estado é de 1640€ por cada instalação.
A dedução no IRS é de 30% do valor do investimento.
Ver mais em Subsídios e Incentivos Fiscais.
Até quando podemos comprar um sistema solar térmico com estes incentivos?
Poderá comprar um sistema solar térmico com as condições bonificadas até 31 de Dezembro de 2009, ou até se esgotar o fundo da comparticipação prevista pelo Estado, no valor de 100 Milhões de Euros.
Quantos sistemas podemos instalar com estes incentivos?
Apenas 1 por cada casa e por cada contribuinte.
E se quiser colocar painéis na habitação regular e na de férias?
Caso seja casado, o cônjuge poderá adquirir o segundo sistema para a segunda casa. Ou qualquer outro familiar ou amigo com número de contribuinte e que não tenha adquirido nenhum sistema em seu nome.

0 comentários: